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quarta-feira, 30 de março de 2011

Aprenda a ler rótulos e Diferença entre..Ligth...Diet e Zero



Oi meninas li esse artigo e achei interessante passar para vcs.. pois essa era uma duvida minha.. e como eu tinha duvidas pode ter alguém com duvidas tb... espero que gostem...


Quando os alimentos ligth surgiram depois da febre o diet, a confusão para os consumidores teve inicio. Nos últimos tempos, os produtos zero passaram a atrapalhar ainda mais a população. a legislação brasileira até obriga que os rótulos das embalagens tragam as informações necessárias.

A obrigatoriedade, no entanto, ainda não é suficiente para esclarecer as pessoas que chegam até as prateleiras dos supermercados preocupadas com a Saúde.

Nem todo mundo consegue decifrar as informações impressas na embalagem dos produtos industrializados. Sem a devida orientação, os consumidores sofrem para selecionar aquilo que considera mais adequado ao seu perfil.


Geralmente as embalagens não são tão esclarecedoras. Existe até o risco de se trocar um produto... por exemplo: Uma pessoa diabética pode acabar trocando um produto diet por um ligth por não entender a direferença, por não conseguir decifrar o rotulo.


Entenda os rótulos


DIET: em isenção de AÇÚCAR e ou PROTEÍNA e ou GORDURAS. Normalmente é indicado para portadores de doenças metabólicas como diabetes. Alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar e nem sempre são úteis para perda de peso.


LIGTH: Possui redução de AÇUCARES ou GORDURAS ou SÓDIO ou OUTRO NUTRIENTE em relação ao produto original. é indicado para pessoas que desejam reduzir o teor de açucares, gorduras ou sal na alimentação. Nem todo ligth é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena.


ZERO: Promete isenção de AÇÚCAR com redução de CALORIAS ou isenção de NUTRIENTES em relação ao produto original. De modo geral as indicações são semelhantes aos dos alimentos Ligth. Quando o alimento é zero por isenção de açucares também pode ser consumido por diabeticos.


CUIDADO COM AS EMBALAGENS


Os consumidores devem estar muito atento para não tomarem como referencia o numero de calorias exibido nas embalagens de alimentos. Segundo especialista, as informações contidas nos rótulos podem estar até 25% acima do total de energia realmente fornecidas pelo produto. A noticia é até animadora para quem vive lutando contra a balança, mas o sistema de contagem de calorias utilizado como referencia atualmente é ultrapassado e também pouco eficaz.


O alimento DIET é isento de açucar pode ser ao mesmo tempo rico em gordura. Para quem quer perder peso é recomendável buscar um alimento ligth.


No caso dos refrigerantes, os produtos DIET, LIGTH e ZERO não contem açúcar e apresentam nenhuma ou menos de 4 kcal por 100 ml. A mudança da termilogia não implica em diferença nutricionais significativas e a diferença entre os produtos está no tipo e quantidade de adoçantes utilizados.


No refrigerantes a base de cola, uam alta de 350 ml, nas versões DIET, LIGTH e ZERO, apresentam ZERO kcal e ZERO Grama de açucar. Já a versão comum possui 148 kcal e 37g de açucar.


O importante é conseguir ler os rótulos, entender mesma nomenclaturas utilizadas na rotulagem dos alimentos, afinal é um direito do consumidor e mais uma ferramenta para escolhas saudáveis, mas na hora de comprar evite se impressionar com os termos em destaque. Leia a embalagem, verifique as informações nutricionais e compare os produtos...


5 comentários:

  1. Oi
    Gostei do post
    Super informativo
    bjokas

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  2. Muito legal seu post!
    Uma ótima quarta pra você!

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  3. Oi minha linda!

    Sinto muito por suas perdas, sei que não deve ser nada fácil, mas também sei que Deus tem o controle sobre todas as coisas e que tudo coopera para nosso bem!
    Vou orar para que sua benção chegue logo!
    Amanhã te espero para parte II!
    Tamos juntas, dinovo!
    bjuxx e shalom

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  4. Eu também fico confusa com isso.
    Foi bom esclarecer.
    Bjs,

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  5. Esse assunto dá uma nó na cabeça mesmo, né?
    Tem tanta propaganda sobre diet, light, zero que ficamos perdidas. Mas tbém temos que ficar atentos, pois alguns tipo de adoçantes provocam aumento de apetite... o jeito é cortar tdo, rsrs

    Bjóks e tem selinho para vc lá no blog.

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