Meu Peso.. Começo... Durante...Fim!!!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ARQUIVANDO MAUS HÁBITOS











Para abandonar hábitos inadequados, é preciso conhecê-los. Para isso a providência número um é prestar atenção e perceber sua ocorrência. Depois, é hora de passar à fase do descondicionamento, ou seja, a adoção de ações com o objetivo de "quebrar" certos hábitos inconvenientes.


Hoje, vou falar, especificamente, do hábito de comer por fome psicológica. No entanto esse hábito requer empenho para ser abandonado, pois, como vimos, ele tem raízes bem antigas, desde quando ainda éramos bebês.




Para travar batalha contra essa "grande inimiga" do obeso, a fome psicológica, precisamos, a princípio, perceber a frequência com que ela manifesta e, fazer uma comparação entre a incidência de um e outro tipo de fome.

Como muitas vezes comemos compulsivamente e " nos esquecemos" disso, é interessante fazer anotações, para que se possa ter um parâmetro na hora de avaliar. Só que, a principio, não se preocupem em avaliar.
Apenas anote, sem fazer qualquer julgamento.
Preste atenção, também, nos motivos que o fazem comer sem fome física, assim, terá um quadro mais completo.

É bem provável que você descubra que raramente deixa seu corpo emitir sinais de fome. E esses sinais você vai reaprender a ouvir, conhecer e respeitar.

A princípio, poderá sentir-se desprotegido, carente ou mesmo com medo de perder o controle, para se alimentar. É que você acabou desaprendendo como tratar bem a si mesmo, como se nutrir, e sente-se destreinado nesse sentido.

Isso é muito normal, após ter passado tanto tempo satisfazendo a fome psicológica com coisas de comer. Mas há um ponto a seu favor, os hábitos são muito fáceis de serem criados. E quanto mais você se habituar a " ouvir" o sinal da fome física e atendê- la adequadamente ( ou seja: parando quando se sentir saciado)menos espaço deixará para as outras fomes.

Então por que não substituir um hábito inadequado por outro, muito mais saudável?

Nesse processo, jamais assuma postura de autocrítica, pois se sentirá culpado e a culpa só provoca atitudes primitivas. Não é esse o caminho. O descindicionamento só acontece a partir de atitudes consciente, e pata estar consciente da fome psicológica, é preciso perceber exatamente o que está por trás dela.

Você não precisa fazer nenhuma mudança drástica em sua vida. Comece aos poucos, pois assim poderá construir, com segurança, um novo conceito em relação, à sua alimentação e à maneira como se posiciona diante da vida e, de si mesmo. É muito mais eficaz do que tentar mudar radicalmente seus hábitos. Ficar atento e estar consciente do seu comportamento é a chave para todos as transformações.


Fonte: Meta Real.





Um comentário:

  1. Eu luto para saber diferenciar a "fome" da vontade de comer...
    Vi seu post abaixo e sinto muito pelo ocorrido mas Deus tem um plano na sua vida... não desanime nunca! Só te dou um conselho: Ás vezes, mesmo que involuntariamente, os maus pensamentos agem sobre nossa vida. Quando vc engravidar novamente (e vc VAI engravidar) não conte logo pra todo mundo... espera passar o tempo crítico que são os três primeiros meses... sei que é difícil, pra mim seria quase impossível, porque eu sou uma matraca... mas tenta!!!
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir